Até mesmo quem está muito insatisfeito com o sorriso e quer reformulá-lo sente receio quanto ao resultado. A pergunta que alguém nessa situação mais se faz é: será que vou gostar do novo sorriso? O que pouca gente sabe é que existe uma técnica que torna possível prever esse resultado. O chamado mock-up faz parte do planejamento de tratamentos odontológicos que visam reformular o sorriso.
“Mock-up” é uma palavra inglesa que significa “maquete” ou “modelo”. Seu uso permite visualizar previamente os resultados estéticos de um tratamento sem causar qualquer dano à estrutura dentária. Por meio do mock-up, é possível prever, por exemplo, os resultados de uma cirurgia de plástica gengival, o novo formato dos dentes com lentes de contato dentais, o sorriso com o diastema corrigido, entre muitas outras possibilidades.
Como o mock-up é feito?
Tudo começa com a realização de um molde da arcada do cliente, que será utilizado para estudo do caso. A partir daí, com base em uma série de informações, o dentista realiza um planejamento do novo desenho do sorriso. Para isso, ele considera dados obtidos na análise clinica, exames e registros fotográficos, além das expectativas apontadas pelo cliente em consulta, entre outros fatores técnicos.
A segunda etapa acontece em um laboratório de prótese. O técnico em prótese utiliza o modelo original e o planejamento enviado pelo dentista para esculpir, em cera, o futuro sorriso em um novo modelo, denominado modelo com enceramento de diagnóstico.
Já em consultório, esse material é reproduzido em um molde de silicone, que é completamente preenchido com uma resina especial e encaixado na boca do cliente. Após alguns minutos, o material seca e o molde já pode ser retirado. A resina permanece sobre os dentes do cliente, mostrando como o sorriso ficará após a realização de todo o tratamento.
É neste momento que o cliente consegue visualizar seu novo sorriso, mesmo sem ter feito qualquer alteração em sua arcada dentária. O tratamento é realizado somente após sua aprovação, lhe conferindo mais segurança. A resina é, então, retirada, sem qualquer dano aos dentes.