Biossegurança

A biossegurança é um conjunto de ações que visa prevenir, controlar e eliminar riscos que possam comprometer a qualidade de vida e a saúde dos pacientes e da equipe de profissionais.

Seguimos um protocolo rígido de biossegurança, que segue as normas do manual de prevenção e controle de riscos da Anvisa e envolve assepsia de toda a clínica diariamente e esterilização de instrumentais.

No processo de esterilização, todos os instrumentais passam primeiro por uma desinfecção química, quando são imersos em uma cuba ultrassônica contendo solução com detergente enzimático. Após essa desinfecção, os instrumentais são lavados, secos e embalados em papel chamado grau cirúrgico, que é especialmente desenvolvido para esse processo.

Feito isso, esses materiais são submetidos à esterilização em autoclave, equipamento que utiliza calor úmido sob pressão para esterilizar materiais, exterminando com mais segurança células microbianas e demais organismos patogênicos. Todo esse processo é controlado diariamente por meio de testes químicos e biológicos que garantem a efetividade da esterilização.