Você sente uma espécie de pontada no dente ao consumir algo quente ou frio? Então pode estar sofrendo com sensibilidade dental. O problema é causado pela exposição gradual da dentina, localizada abaixo do esmalte do dente. Ela contém algo semelhante a poros, chamados túbulos, que são preenchidos com fluidos. Quando a dentina está exposta, esses fluidos se movimentam sempre que há contato do dente com algo quente ou frio, fazendo com que as terminações nervosas reajam. A ação resulta na tal pontada, uma dor que causa muito incômodo.
Principais causas
A exposição da dentina pode ser causada por diversos fatores, mas os mais comuns são retração gengival, bruxismo, periodontite ou fratura no dente.
Retração gengival:
Costuma aparecer como resultado de doença periodontal ou até de escovação agressiva. Usar força na escovação ou uma escova dental com cerdas rígidas pode levar ao desgaste do esmalte dos dentes e retração das gengivas. Por isso, escovas macias são mais recomendadas (aproveite para ler nosso artigo mais recente sobre escova dental).
Bruxismo:
Ao ranger os dentes durante o dia ou enquanto dorme, a pessoa que sofre com bruxismo acaba desgastando o esmalte e expondo a camada da dentina.
Periodontite:
A inflamação no tecido gengival pode, ao logo do tempo, levar a uma perda óssea ao redor dos dentes, deixando parte da raiz exposta.
Fratura:
Dependendo da extensão da fratura, ela pode ultrapassar os limites dos esmalte, expondo a dentina.
Como evitar?
• Escove regularmente os dentes utilizando uma escova dental com cerdas macias e sem usar a força. Não esqueça o fio dental, ele ajuda a evitar doenças periodontais
• Recorra ao canudo quando for consumir bebidas ácidas, como sucos de laranja, limonada e refrigerante
• Ao consumir alimentos e bebidas ácidas, aguarde uma hora antes de escovar os dentes. Ao entrar em contato com os dentes, a acidez amolece o esmalte, deixando-o mais sensível a agressões. A escovação logo em seguida pode fazer com que o desgaste aconteça mais facilmente, favorecendo a erosão ácida do esmalte.
• Consulte seu dentista regularmente para realizar a profilaxia (limpeza profissional), evitar doenças periodontais, corrigir eventuais problemas e obter orientação para o cuidado com sua saúde bucal.
Como tratar?
• Antes de mais nada, as dicas de prevenção continuam valendo durante o tratamento: escova dental com cerdas macias, cuidado para não usar a força na escovação, uso do fio dental, canudos ao beber algo ácido etc.
• O primeiro passo é procurar seu dentista para determinar a causa da sua sensibilidade. Com o diagnóstico, ele poderá tratar seu problema e lhe dar as orientações necessárias nos cuidados em casa. Esses cuidados alteram em cada caso, mas podem ir do uso de pastas e enxaguatórios bucais específicos a aplicação de flúor no consultório, restaurações, uso de placas para proteger os dentes do bruxismo e muitos outros procedimentos.