O tratamento ortodôntico, antes possível apenas com o uso dos convencionais bráquetes prateados colados nos dentes, atualmente conta com técnicas avançadas que favorecem especialmente quem deseja alinhar o sorriso sem comprometer a estética. Para estes casos, os alinhadores transparentes são a melhor opção, pois este sistema utiliza placas de acetato quase invisíveis e removíveis, dispensando completamente o uso de bráquetes, arcos e bandas.
O primeiro passo é produzir um modelo virtual da arcada dentária do paciente em 3D. É com base neste modelo que o planejamento ortodôntico é feito, determinando a movimentação necessária para os dentes. A partir daí, placas são confeccionadas para que sejam usadas em sequência, movimentando os dentes gradualmente. O número de placas não é o mesmo em todos os casos, variando de acordo com o grau de correção necessária. Graças a este sistema, o cliente fica ciente do tempo total de tratamento antes mesmo de iniciar o uso da primeira placa.
Além de não comprometer a estética do sorriso durante o tratamento, os alinhadores transparentes oferecem mais conforto e facilidade na higienização, já que as placas são removíveis. Outra grande vantagem é a agilidade do tratamento. Como seu sistema permite um maior controle da movimentação dos dentes, os resultados com os alinhadores tendem a surgir mais rapidamente se comparados ao sistema convencional.
Apesar dos alinhadores transparentes serem indicados para a correção de vários tipos de problemas ortodônticos, eles não são aplicáveis a todas as situações. Alguns casos requerem o uso de aparelhos convencionais durante todo o tratamento ou ao menos em parte dele. É importante ter o caso avaliado pelo ortodontista, que recomendará o tratamento mais indicado.