Por muito tempo a ortodontia foi uma técnica mais relacionada a crianças e adolescentes do que a outra faixa etária. Com os avanços na Odontologia e a chegada de opções mais estéticas, o aparelho ortodôntico deixou de ser visto como algo prejudicial para o visual, passando a ser procurado também pelos mais velhos.
Mas ainda há adultos que resistem à ideia de recorrer ao aparelho ortodôntico, seja por conta da aparência ou pela necessidade de manutenção mensal. O que pouca gente sabe é que a correção de desalinhamentos leves pode ser feita sem a Ortodontia, desde que o desalinhamento esteja impactando apenas a estética e não a funcionalidade da mastigação. A técnica utilizada é chamada de laminados de porcelana.
Os laminados de porcelana são mais conhecidos por dois nomes – faceta de porcelana e lente de contato dental. As facetas são laminados com espessura mínima de 0.7 mm. Já as lentes de contato dentais são laminados de porcelana ultrafinos, que apresentam espessura de cerca de 0.2 mm apenas, sendo um tratamento menos invasivo, uma vez que que exige menor ou até nenhum desgaste dos dentes.
Uma série de fatores determina qual dos dois tipos é o mais indicado, como a profundidade do desgaste necessário, a cor dos dentes naturais a serem cobertos pela porcelana, entre outros. Em alguns casos, a técnica dos laminados de porcelana só pode ser usada mediante um desgaste considerável dos dentes. Isso acontece porque quanto maior o desnivelamento a ser corrigido, maior a necessidade de desgaste dos dentes naturais. Para quem quer recorrer à técnica, mas gostaria de amenizar esse desgaste, é possível fazer isso aliando os laminados de porcelana à Ortodontia. Nesses casos, o aparelho é utilizado por um período bem mais curto do que no tratamento convencional, pois sua função é apenas minimizar o desalinhamento e evitar grandes desgastes para a colocação dos laminados.