Apesar do nosso país estar entre os melhores em Odontologia e ser o líder em número de implante dentário no mundo, ainda são muitas as dúvidas de quem precisa recorrer a esse tipo de procedimento. Confira as respostas do Dr. Marcelo Pimenta às questões mais recorrentes sobre o tema.
O que é implante dentário?
Trata-se de um parafuso, geralmente feito de titânio, que é usado para substituir a raiz de um dente perdido. Ele é a base sólida para colocação de uma coroa ou prótese, que irá substituir um ou mais dentes perdidos.
O implante dentário é contraindicado em algum caso?
Pode haver contraindicações locais (relacionadas à região onde será feito o implante) e sistêmicas (relacionadas à saúde como um todo). Dentre as locais temos, por exemplo, atrofias ósseas, proximidade com nervos, presença de acidentes anatômicos e outras. Já as sistêmicas podem ser doenças sanguíneas, renais, metabólicas, vasculares, psiquiátricas e outras. Temos também contraindicações temporárias como gravidez, infecções, higiene oral precária. Uma avaliação clínica e alguns exames determinarão se o procedimento é indicado.
Que tipos de cuidados específicos o implante dentário requer?
Em geral, os cuidados são praticamente os mesmos daqueles aplicados aos dentes naturais, o que inclui escovação, uso de fio dental e antissépticos. É importante a visita regular ao dentista para acompanhamento e prevenção.
Qual a vida útil de um implante dentário?
Quando o implante é osseointegrado (incorporado ao osso) podemos dizer que o tempo de vida útil dele é indeterminado, pode durar a vida toda. Já a prótese sobre o implante exige manutenções e eventualmente poderá ter necessidade de troca, porém a durabilidade é altíssima.
Uso prótese há muito tempo, posso substituir por implante dentário?
Sim, desde que as arcadas dentárias não apresentem reabsorção óssea avançada. Caso contrário, podem ser necessárias cirurgias prévias para enxerto de tecido ósseo.
Quanto tempo leva a cirurgia de implante dentário?
O tempo de cirurgia varia de caso para caso, dependendo do tipo de procedimento a ser realizado. O dentista pode dar uma previsão para que o paciente e seu acompanhante estejam preparados.
O procedimento é doloroso?
Não. O implante dentário é feito sob anestesia local e sem qualquer tipo de dor. Por se tratar de uma cirurgia, no início pode ocorrer um leve desconforto, mas totalmente controlado com os analgésicos e anti-inflamatórios prescritos para o período pós-operatório.
Qual o custo médio de um implante dentário?
É impossível determinar o custo sem avaliar o caso, pois dependerá da complexidade e do tipo de implante e prótese indicados.
Vou poder comer qualquer coisa mesmo com implante dental?
Não há restrições, mas é preciso lembrar que cuidados são necessários até mesmo com dentes naturais.
Qual material é utilizado no implante dentário? Meu corpo pode rejeitá-lo?
Não. O material colocado em contato com o osso é feito de titânio, que é biocompatível, ou seja, não apresenta qualquer risco ao organismo nem possibilidade de rejeição.
O que é enxerto ósseo?
Após a perda do dente, o osso que dava suporte a ele diminui gradativamente, em um processo chamado reabsorção óssea. Com o passar do tempo, essa perda faz com que não haja osso suficiente para fixação do implante, tornando necessário o enxerto ósseo. Os enxertos podem ser feitos previamente ou na mesma sessão da colocação do implante, variando de caso para caso. Para saber se você tem osso suficiente ou se precisa do enxerto, seu implantodontista solicitará exames adequados.
Que tipo de anestesia é usada na cirurgia?
A anestesia aplicada é local.
Poderei sair com a prótese definitiva no mesmo dia do implante?
Este procedimento é a chamada carga imediata e pode ser aplicado quando as condições são favoráveis para a instalação da prótese. Isso é verificado pelo dentista na etapa de diagnóstico.
Sobre Dr. Marcelo Pimenta
Graduado pela Universidade de São Paulo – USP; Dr. Marcelo possui Especialização em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia; Pós-graduação em Odontologia Estética pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (Ribeirão Preto) e Pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia Facial dos Maxilares pelo Centro de Estudos em Ortodontia Ortogotardo (Ribeirão Preto). É colaborador de dois sites: Eu Amo Odonto, o portal da maior dental do país; e Minha Vida, maior site brasileiro de saúde e bem-estar, para os quais esclarece dúvidas e escreve artigos para dentistas e público em geral.