Clareamento dental é um dos tratamentos estéticos mais solicitados em consultório. Apesar de tão conhecido, também é um dos procedimentos que mais levanta dúvidas, especialmente por conta de mitos divulgados na internet. Por isso resolvermos anotar as dúvidas mais recorrentes para esclarecer todas elas aqui.
Qualquer pessoa pode se submeter ao clareamento dental?
O tratamento pode ser realizado já a partir dos 15 anos de idade, desde que a saúde bucal do paciente permita. Avaliação clínica e exames determinarão se há algum obstáculo temporário ao tratamento. Caso sejam detectados problemas, como periodontite, gengivite e cáries, por exemplo, o clareamento poderá ser feito somente depois que estas questões forem resolvidas.
O clareamento dental causa sensibilidade?
A sensibilidade pode acontecer, mas isso não é uma regra e sua ocorrência e intensidade dependem da sensibilidade do indivíduo, do tipo de clareamento e da concentração do produto. Quando ocorre, a sensibilidade permanece apenas durante o período do tratamento, desaparecendo com o seu término. O dentista poderá indicar soluções para combater o desconforto nesses casos, como o uso de pastas para dentes sensíveis durante o período do tratamento.
Nos casos em que o tratamento é feito com moldeira em casa, é importante aplicar a quantidade de produto indicada pelo dentista, evitando que ele extravase a moldeira e atinja a gengiva e raízes expostas, causando sensibilidade.
Quais são os efeitos adversos mais comuns do clareamento dental?
São dois os mais comuns: sensibilidade e irritação na gengiva, ambos passageiros e tratáveis pelo dentista.
O que causa o escurecimento dos dentes?
São várias as causas, de envelhecimento e uso de tetraciclina (antibiótico) à ingestão excessiva de alimentos com pigmentação escura, como o café e refrigerante à base de cola, além do hábito de fumar. Há também manchas que são causadas pela fluorose.
Qual oferece melhor resultado: o clareamento feito em consultório ou aquele realizado em casa, com o uso de moldeiras e supervisão do dentista?
Em questão de eficácia, ambos são iguais. A diferença está na segurança, agilidade nos resultados e maior controle da sensibilidade, fatores que são obtidos com o tratamento feito em consultório. Isso acontece porque o produto utilizado em consultório é mais concentrado, agilizando os resultados. Além disso, o dentista aplica uma barreira protetora, isolando e protegendo gengiva e raízes que estejam expostas, o que ajuda a controlar melhor a sensibilidade.
Quanto tempo dura o tratamento?
O tratamento em consultório é realizado em 3 ou 4 sessões. Já o tratamento feito com uso da moldeira varia de 2 a 3 semanas. Em alguns casos, é indicado combinar as duas técnicas.
Quanto tempo duram os resultados do clareamento?
O efeito do tratamento na estrutura interna do dente é bastante duradouro, aproximadamente 3 anos, mas esse tempo varia bastante de acordo com os hábitos de cada um. Fumantes e pessoas que consomem excessivamente bebidas e alimentos com corantes tendem a manter os resultados por menos tempo. Nesses casos, manchas aparecem na superfície dos dentes, mas bastam limpezas periódicas e um novo procedimento após dois ou três anos. Ao repetir o tratamento, os resultados do clareamento aparecem bem mais rápido do que na primeira vez.
Pastas clareadoras funcionam?
Pastas e enxaguatórios que visam o clareamento têm o produto clareador em concentrações muito baixas para se obter resultado. No entanto, essas são boas opções na manutenção dos resultados do clareamento por mais tempo. Mas nem todos os produtos são recomendados: enxaguatórios costumam não ter contraindicaçãos, pois agem or meio químico, já as pastas agem por meio de ação abrasiva, então são contraindicadas para pacientes que apresentem hipersensibilidade dentinária. Converse com seu dentista.
Há contraindicações a esse tipo de tratamento?
O tratamento é contraindicado para gestantes e pacientes abaixo de 15 anos. Além disso, caso seja detectada qualquer doença bucal, o problema deverá ser sanado antes de iniciar o procedimento para clareamento.
O clareamento pode prejudicar a estrutura do dente?
Em dentes saudáveis não, por isso é tão importante avaliar a saúde bucal e tratar eventuais problemas antes de realizar os procedimentos para clarear o sorriso.
Quais os tipos de manchas?
Há dois tipos de manchas. A primeira é a mancha intrínseca, que costuma ocorrer como resultado de infecções por cárie, traumatismos por conta de uma queda ou alterações durante a gestação. São manchas que atingem a estrutura interna do dente e costumam ser mais resistentes.
Já as extrínsecas são geralmente decorrentes do consumo de alimentos e substâncias que mancham a superfície dos dentes. Alguns exemplos são o cigarro e o consumo excessivo de determinados alimentos, como o café, o vinho e outros itens com corantes.
Na categoria de manchas extrínsecas há também aquelas brancas, especialmente as causadas por fluorose. Estas manchas também são resistentes e, nesses casos, o clareamento ajuda a diminuir e disfarçar o contraste, deixando todo o dente mais claro.
Quais são os tipos de clareamento dental?
São duas as técnicas de clareamento: a feita em consultório, com uso de produtos concentrados associado ou não à aplicação de uma luz especial , o LED – diodo emissor de luz; e a feita em casa pelo paciente, sempre supervisionado pelo dentista. A segunda opção usa produtos menos concentrados e aplicados em uma moldeira de silicone adaptada à arcada dentária. Há casos em que a indicação é combinar os dois tipos.
Próteses e restaurações podem ser clareadas?
Não, o tratamento clareia apenas dentes naturais.
Quanto tempo leva para os primeiros resultados aparecerem?
Na técnica realizada em consultório, resultados mais significativos aparecem já após a segunda sessão. No caso da moldeira, 4 a 5 dias de uso já apontam mudança na tonalidade.
Café é proibido durante o tempo do tratamento?
Isso é exagero. É importante evitar o excesso de café e outras bebidas e alimentos com muito corante, mas não é preciso deixar de consumi-los. Recomenda-se, sim, a redução do consumo de bebidas cítricas e refrigerantes nesse período, mas o motivo não é o manchamento dos dentes e sim a acidez dessas bebidas, que aumenta a sensibilidade durante o tratamento.
Bicarbonato de sódio clareia os dentes?
Este produto é uma ameaça aos dentes, pois é altamente abrasivo, podendo causar danos permanentes ao esmalte e ao cemento dentário, tecido que recobre as raízes dos dentes. Além disso, ele remove apenas manchas superficiais no esmalte dos dentes, sem conseguir alterar a tonalidade, pois não atinge as camadas mais profundas, como ocorre no tratamento profissional.
Sua dúvida não consta em nossa lista? Deixe sua pergunta na caixa de comentários, teremos prazer em respondê-la.