Esta é uma pergunta recorrente, mas a resposta não é a mesma para todos os casos. De forma geral, os laminados de porcelana, mais conhecidos como faceta de porcelana e lente de contato dental, costumam ser aplicados naqueles dentes que aparecem no sorriso, chegando até o primeiro ou segundo pré-molar.
Em alguns casos, a aplicação ocorre apenas na arcada superior, mas há casos em que o ideal é recorrer à técnica nas duas arcadas. A razão é simples: isso é feito para que não haja divergência na tonalidade do sorriso, já que a porcelana não tem a cor alterada ao longo do tempo, mas os dentes naturais sim. Por isso, se o paciente deseja porcelana com tonalidade extremamente branca, por exemplo, a recomendação é aplicar a técnica nas duas arcadas, de forma a evitar divergência de cor e garantir a naturalidade do sorriso, que é muito importante.
Já quando a aplicação é feita apenas na arcada superior, é imprescindível considerar a cor dos dentes naturais da outra arcada. O que se costuma fazer nestes casos é clarear os dentes naturais até que estes alcancem a tonalidade desejada e, em seguida, confeccionar as facetas de porcelana ou lentes de contato dentais com base nessa tonalidade. Desta forma, é possível garantir que não haja divergência entre a cor da porcelana e a cor dos dentes naturais nas duas arcadas.