A expressão DTM ou disfunção temporomandibular lhe parece estranha? Talvez deixe de ser quando você souber que este é o nome dado para aquela sensação de dor e pressão na região da mandíbula. Se você sofre com o problema, é essencial procurar ajuda de um dentista para diagnosticar a causa e obter alívio. Enquanto isso, vale estar atento a alguns hábitos que podem alavancar a DTM.
Apoiar o telefone no ombro enquanto fala
Esse é um hábito bastante comum, especialmente para quem trabalha muito ao telefone ou para quem costuma realizar mil tarefas ao mesmo tempo. Estamos falando de você? Então mude já esse costume. Ao apoiar o telefone no ombro, você pressiona a mandíbula e contrai a região da articulação temporomandibular, gerando dor e desconforto.
Morder tampa de caneta ou roer as unhas
Além de levar muitas bactérias à boca, você pode causar lesão à articulação e músculos da face. Não vale a pena, certo?
Usar os dentes para abrir embalagens
Se usar os dentes para segurar acessórios já é ruim, imagine usá-los como abridor. Nem pensar, não é? Sua mandíbula não pode lidar com essa sobrecarga.
Apoiar o queixo na mão
Pode ser uma pose muito usada para fotos, mas nada de fazer do apoio do queixo na mão um costume. Isso acaba gerando mais pressão para a mandíbula.
Mascar chiclete rotineiramente
Ele engana a fome ou tira a vontade de um doce? Ok, você não precisa abandonar o hábito de mascar chicletes, mas também não deve abusar dele. Sua mandíbula não foi projetada para mastigar sem parar, pense nisso. E se for recorrer ao chiclete, prefira opções sem açúcar.
Segurar acessórios com os dentes
Nada de segurar clipes, grampos, alfinetes de costura e outros acessórios com os dentes. Isso sobrecarrega os músculos da face e pode causar fratura e desgaste do esmalte dentário.
Mastigar apenas de um lado
Se você faz isso, é praticamente certo que não perceba. Por isso, agora que tem essa informação importante para sua saúde bucal, aproveite para notar se costuma mastigar sempre de um mesmo lado. Mantenha-se atento para dividir a carga da mastigação entre os dois lados, equilibrando o esforço.
Agora que você já está ciente de hábitos prejudiciais à saúde bucal, nada de cair nestes erros, certo?