Um simples tropeço levou você ao chão e o fez perder um dente. O que fazer nessa hora? Antes de mais nada, saiba que, em alguns casos, é possível que seu dente possa ser reimplantado. Em geral, essa possibilidade acontece quando ele sai com a raiz por inteiro. Se essa for a sua situação, siga o procedimento correto para aumentar suas chances de ter o dente reimplantado:
1. Procure seu dente e higienize-o
A primeira coisa a se fazer é procurar pelo dente perdido no local do acidente. Ao encontrá-lo, segure-o pela coroa, sem tocar na raiz. Certamente ele não estará limpo, já que deve ter entrado em contato com superfície contaminada; por isso, enxague-o apenas com água ou soro fisiológico. Atenção: você deve apenas enxaguar, nada de lavar o dente esfregando-o com as mãos ou com qualquer acessório.
2. Guarde o dente da forma correta
O lugar certo para seu dente é na sua boca, até mesmo em uma situação como essa. Sua saliva ajuda a manter vivas as terminações nervosas que existem na raiz. Por isso, procure encaixar o dente no local de onde ele caiu e o mantenha assim até chegar ao dentista.
Se isso não for possível, ao menos mantenha o dente dentro da boca, seja debaixo da língua ou no canto junto à bochecha. Caso também esteja impossibilitado de fazer isso, a terceira e última opção é manter o dente com a raiz dentro de um copo com água, leite ou soro fisiológico. Mas lembre-se que essa é a última opção e só deve ser adotada caso as duas primeiras não sejam possíveis.
3. Procure seu dentista imediatamente
É hora de procurar seu dentista para que ele possa fazer a reimplantação caso ela seja possível. Seguindo os passos acima, você terá grandes chances de ter seu dente de volta ao lugar correto.
4. E se o dente caiu pela metade (somente a coroa ou parte dela)?
Nesse caso, seu dentista irá verificar se é possível colocar o fragmento quebrado de volta ao seu dente. Os passos de higienização e de manter o dente na boca até a chegada ao dentista continuam valendo, mas certamente não será possível encaixá-lo, pois ele cairá. Tente mantê-lo debaixo da língua ou no canto da bochecha, em contato com sua saliva.
5. E se eu bater o dente na queda, mas nada acontecer?
Procure seu dentista ainda assim, pois é importante realizar uma radiografia para verificar se não houve trauma na raiz. Muitas vezes uma trauma como esse não é perceptível em um primeiro momento, mas se mostra com dor e mudança na cor do dente dias ou até meses depois.