Você precisa alinhar o sorriso, mas não gostaria de ser visto usando bráquetes no trabalho ou em determinado evento. Há solução? Sim, dois sistemas podem beneficiar você, possibilitando que alinhe seus dentes de forma saudável, mas sem expor o uso de aparelho em seu ambiente profissional, por exemplo.
Alinhadores invisíveis
O primeiro é o uso de Alinhadores Invisíveis, também conhecidos pelo nome comercial Clear Aligner. Esse sistema faz a movimentação necessária em sua arcada utilizando placas de acetato transparentes que copiam o formato dos dentes, cobrindo-os de forma invisível.
Com base no diagnóstico, o paciente recebe do dentista uma série de placas alinhadoras com diferenças de milímetros entre elas. Cada uma das placas é usada por tempo determinado, levando os dentes à movimentação necessária.
Entre os grandes benefícios dos alinhadores invisíveis estão a estética; a remoção para higienização; menor tempo de consulta e tratamento mais rápido.
Este sistema trata vários tipos de más-oclusões, mas, em alguns casos, não substitui por completo os aparelhos ortodônticos fixos. Sua aplicação necessita de uma indicação precisa, assim como um tratamento convencional. Uma avaliação feita pelo ortodontista irá confirmar se o sistema pode ser usado no seu caso.
Aparelho estético de porcelana
Se não é possível usar os alinhadores invisíveis em seu caso, há outra solução. Ela não é tão esteticamente adequada como a primeira, mas ameniza, e muito, a aparência do aparelho convencional.
O aparelho estético utiliza bráquetes de porcelana, com cor muito similar a dos dentes naturais. Com a mesma eficácia do aparelho convencional, esse sistema consegue fazer a movimentação adequada de sua arcada, mas afetando muito menos a estética do sorriso.
Ele é indicado para todos os casos, mas necessita de cuidados redobrados, já que a porcelana é um material mais sensível e frágil do que os bráquetes convencionais.