Que fumar faz mal você já está cansado de saber. Quando se fala que o hábito faz mal também aos dentes, a primeira coisa que se vem à cabeça é a aparência: dentes amarelados e acinzentados, mas o prejuízo vai muito além, chegando a um ponto que você não pode ver.
O cigarro provoca perda óssea nas arcadas dentárias. Sim, ele leva à reabsorção do osso alveolar (osso que suporta os dentes), já que a nicotina e outras substâncias que compõem o produto agridem também a gengiva e a raiz. Fumantes crônicos costumam apresentar até sete vezes mais o problema em comparação com quem nunca fumou. Na prática, isso significa que o suporte da dentição torna-se muito frágil em fumantes, facilitando a perda de dentes.
E o problema não acaba aqui. Ao recorrer a implantes dentários, o fumante também enfrenta dificuldades. Isso porque o cigarro diminui a vascularização sanguínea, retardando a cicatrização e a recuperação, tornando o organismo mais suscetível a quadros de infecção e possibilitando até mesmo a perda do implante.
Ou seja, o fumante enfrenta duplo problema quando o assunto é a perda de dentes. Além de estar mais suscetível a isso em decorrência do hábito de fumar, também tem desvantagens quando necessita recorrer ao implante dentário, já que sua recuperação e o sucesso da cirurgia podem ser impactados negativamente pelo mau hábito.
Se você é fumante e chegou até o final dessa leitura, já tem mais motivos para parar de fumar e adotar uma vida mais saudável. Se tem fumantes a sua volta, compartilhe essa informação com eles e os incentive a largar o cigarro. Eles só têm a ganhar com isso, e quem está ao lado deles também!