Pacientes que consomem alimentos como banana, laranja, maçã, tomate, alface e cenoura com frequência estão menos sujeitos ao câncer de boca ou orofaringe. Essas frutas e vegetais são capazes de inibir até mesmo os efeitos do álcool e do tabaco, fatores de risco.
Os estudos foram realizados por pesquisadores das Faculdades de Odontologia e de Saúde Pública da USP em parceria com quatro grandes hospitais de São Paulo. Foram entrevistadas 296 pessoas com presença de câncer de boca (carcinoma epidermóide bucal) e outras 296 sem a doença.
Por meio dessa prévia já foi possível detectar que a presença de câncer bucal foi mais frequente entre pacientes de baixas condições socioeconômicas e consumo reduzido de vegetais e frutas. Apesar de serem índices que não foram relacionados na pesquisa, “é sabido que pessoas com rendas mais baixas podem não ter condições de comprar os alimentos mais saudáveis e de maior qualidade”, conforme diz a professora do departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia Maria Gabriela Haye Biazevic, que esteve envolvida no trabalho.
Fonte: Faculdade de Odontologia – USP